RESUMO
Introdução:
O desempenho dos estudantes de aeróbica durante a competição está intimamente relacionado ao nível de complexidade de seus movimentos. A exigência de força muscular associada à precisão sensorial para atingir o máximo desempenho atlético exige treinamentos cada vez mais especializados e a técnica de treinamento intermitente de alta intensidade parece ser capaz de suprir essas demandas.
Objetivo:
Estudar os impactos do treinamento intermitente de alta intensidade sobre o desempenho dos estudantes de aeróbica na execução de seus movimentos.
Métodos:
Foram selecionados 48 estudantes de aeróbica, igualmente divididos em dois grupos. Ao grupo experimental foi dado treinamento intermitente de alta intensidade utilizando o controle experimental, enquanto que ao grupo de controle não foi dada intervenção relevante. A intervenção teve duração total de nove semanas, respeitando o curso normal das aulas práticas desses alunos. A qualidade dos movimentos foi avaliada antes e depois do experimento pelo teste sistemático de equilíbrio
Resultados:
O grau de finalização de movimentos do grupo experimental foi próximo a 2 pontos, elevando-se a 2,5 pontos no final do movimento, o nível de dificuldade foi alterado de 1,5 para 2 pontos. Quando ao grupo controle, iniciou em 2 pontos, e após a intervenção foi significativamente menor ao grupo experimental. O nível de dificuldade permaneceu nos 1,5 pontos, coletados antes e após o experimento.
Conclusão:
O treinamento em intervalos de alta intensidade pode melhorar o desempenho dos estudantes de aeróbica, atuando favoravelmente no nível de complexidade de seus movimentos esportivos. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Treinamento Intervalado de Alta Intensidade; Exercício Aeróbico; Desempenho Atlético