RESUMO
Introdução:
A ginástica aeróbica será implementada na grade de cursos eletivos de educação física em várias universidades devido a suas vantagens singulares que incluem menores exigências do ambiente físico e rápida aplicabilidade.
Objetivo:
Estudar os efeitos do treinamento físico com a ginástica aeróbica sobre a aptidão física das estudantes universitárias.
Métodos:
O experimento controlado foi executado em universitárias do curso de educação física de uma universidade. As voluntárias foram divididas em grupo controle, submetido ao plano de ensino de aeróbica existente; e o grupo experimental, que praticou um programa aperfeiçoado em relação ao plano de ensino de aeróbica existente. O método de treinamento físico em aeróbica competitiva, juntamente a um plano de treinamento físico de 30 minutos foi realizado em cada aula. Outro projeto e organização do curso foram realizados de acordo com o plano de ensino existente.
Resultados:
A pontuação média do grupo experimental antes do experimento foi de 45,22; 49,36 na segunda semana; 55,22 na quarta semana, 62,89 na sexta semana, 70,2 na oitava semana e 76,73 ao final de 10 semanas de treinamento.
Conclusão:
O programa de treinamento físico aeróbico proposto neste trabalho apresentou um melhor efeito sobre o ganho da aptidão física das universitárias. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Estudantes; Universidades; Educação Física e Treinamento; Ginástica