Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DA PRÁTICA DE TAI-JI SOBRE A SAÚDE DOS IDOSOS

RESUMO

Introdução:

A prática do Tai-ji tem demonstrado um efeito positivo nas funções físicas dos idosos, tendo sido promovida como atividade diária recomendada aos indivíduos de meia-idade e idosos. Porém ainda não há evidências científicas sobre seus benefícios cardiorrespiratórios.

Objetivo:

Estudar o efeito do Tai-ji sobre a função cardiorrespiratória e a aptidão física do idoso.

Métodos:

Um grupo de idosos da mesma comunidade e boa saúde, considerados adequados para os experimentos esportivos foi dividido em grupo experimental para o exercício de Tai-ji e no grupo de controle para o exercício de caminhada vigorosa. A cada semana, o exercício de Tai-ji com oito etapas e o vigoroso exercício de caminhada foram realizados três vezes em cada grupo.

Resultados:

Após seis semanas de exercício Tai-ji com oito etapas do método de cinco, a capacidade vital, o consumo máximo de oxigênio, a ventilação voluntária máxima e o pulso de oxigênio do grupo experimental foram significativamente aumentados, e as pressões sistólica e diastólica foram significativamente reduzidas, evidenciando uma melhora no desempenho da função cardiopulmonar.

Conclusão:

O exercício de Tai-ji é benéfico para a função cardiopulmonar e a saúde física dos idosos, mostrando-se cientificamente útil para melhorar o nível de saúde mental e a qualidade de vida dos idosos. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Tai-ji; Teste Cardiopulmonar de Exercício; Saúde do Idoso

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br