Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO DA FORÇA E COORDENAÇÃO NOS MEMBROS INFERIORES DE FUTEBOLISTAS

RESUMO

Introdução:

A corrida de longa distância e o tiro em corrida de curta distância são comuns no mundo do futebol, de forma que o futebol apresenta uma maior exigência em relação à força dos membros inferiores e à coordenação motora por parte do atleta.

Objetivo:

Analisar os métodos de treinamento de força e coordenação dos membros inferiores no futebol.

Métodos:

Adotou-se o método de experimento por controle. Durante as 12 semanas de treinamento, o grupo de controle efetuou o modo tradicional de treinamento da força dos membros inferiores com base no agachamento profundo, enquanto o grupo experimental adotou o modo global de treinamento da força dos membros inferiores. Os planos de treinamento de exercício do grupo experimental e do grupo de controle foram padronizados.

Resultados:

A performance relativa dos atletas do grupo experimental e do grupo de controle foi melhorada, contudo, o efeito de desenvolvimento do grupo experimental foi mais significativo.

Conclusão:

O modo abrangente de treinamento de força dos membros inferiores proposto neste trabalho apresenta pouca diferença em relação ao modo tradicional de treinamento de força na otimização da força máxima, no entanto é mais direcionado à demanda do futebol, podendo promover uma melhor coordenação motora aos atletas, além de otimizar o nível esportivo do futebol e fazer com que os atletas tenham mais vantagens em campo. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Futebol; Treinamento de Força; Desempenho Psicomotor; Membros Inferiores

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br