Acessibilidade / Reportar erro

MÉTODOS DE RECUPERAÇÃO SOBRE OS ATLETAS DURANTE O TREINAMENTO DE ALTA INTENSIDADE

RESUMO

Introdução:

O aprimoramento contínuo do nível de competição esportiva moderna compele a reforma contínua e constantes atualizações sobre a teoria do treinamento esportivo, a pesquisa esportiva de treinamento está migrando de contínuo de baixa intensidade para intervalado de alta intensidade e muitos estudos demonstraram que o treinamento intervalado de alta intensidade tem um bom efeito sobre os atletas.

Objetivo:

Investigar o efeito de diferentes modalidades de recuperação durante o treinamento intervalado de alta intensidade no desempenho atlético de jovens corredores masculinos.

Métodos:

Usando medição do índice morfológico corporal, teste de exaustão intermitente de alta intensidade e análise estatística, quarenta jovens corredores masculinos de longa distância de escolas esportivas foram divididos aleatoriamente em grupo de recuperação ativa (AR, n=20) e grupo de recuperação passiva (PR, n=20), o consumo máximo de oxigênio (VO2max) e a velocidade aeróbica máxima (MAV) foram medidos pelo teste de exercício de carga incremental, e a capacidade de exercício intervalado e o tempo até a exaustão (ET) foram registrados.

Resultados:

Em comparação com o pré-treino, MAV e ET nos dois grupos aumentaram significativamente após o treinamento (P<0,05); não houve diferença significativa em MAV no grupo AR após o treinamento (P>0,05).

Conclusão:

O treinamento em intervalos de alta intensidade com recuperação ativa pode melhorar significativamente a capacidade atlética e o desempenho em corredores jovens masculinos em longo prazo. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treinamento Intervalado de Alta Intensidade; Atletas; Esportes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br