Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL SOBRE A QUALIDADE DE GOLPE DOS JOGADORES DE TÊNIS

RESUMO

Introdução:

O treinamento funcional valoriza a atividade física dos atletas e o exercício integral próprio do esporte praticado. O tênis frequentemente integra este exercício ao treinamento regular, visando enriquecer a forma de ensino.

Objetivo:

Comparar os efeitos obtidos pela inserção do treinamento funcional no exercício diário sobre aos golpes dos jogadores de tênis com base no desempenho dos atletas.

Métodos:

Utilizou-se uma amostra de pesquisa composta por 18 jogadores de tênis jovens do sexo masculino em clubes de tênis. Os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos, controle e experimental. O grupo de controle recebeu métodos tradicionais de treinamento físico em seu treinamento diário. O grupo experimental teve o treinamento físico funcional adicionado em seu treinamento diário. Antes e depois do treinamento, os métodos de triagem do ITN e do movimento funcional foram usados para estudar a qualidade de acerto dos jogadores de tênis. Finalmente, realizou-se uma análise matemática e estatística dos resultados apurados nos testes.

Resultados:

Após 12 semanas, o nível médio e a precisão do grupo experimental foram significativamente superiores (P<0,05). O grupo de controle mostrou uma leve melhora no nível médio e na precisão da bola, porém sem significância estatística (P>0,05).

Conclusão:

O treinamento funcional associado ao treinamento regular demonstrou um efeito positivo na melhoria da qualidade de acerto nos golpes dos jogadores de tênis. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Desempenho Físico Funcional; Tênis; Atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br