Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO DE ALTA INTENSIDADE NA RESISTêNCIA DOS JOGADORES DE BASQUETEBOL

RESUMO

Introdução:

O treinamento da resistência aeróbica dos atletas esportivos tornou-se o foco na pesquisa de instituições e unidades relacionadas. No intuito de desenvolver a resistência aeróbica atlética, uma das propostas recentes é o treinamento intervalado de alta intensidade.

Objetivo:

Estudar o efeito do treinamento intervalado de alta intensidade sobre a resistência aeróbica nos jogadores de basquetebol.

Métodos:

Foram selecionados aleatoriamente 15 atletas de uma universidade, que foram divididos em um grupo de treinamento de intervalo de alta intensidade, um grupo de treinamento contínuo de intensidade moderada e um grupo de treinamento contínuo de baixa intensidade, com o controle dos fatores de influência externa. Entre os indicadores analisados estão o índice de resistência aeróbica média de consumo máximo de oxigênio, a capacidade anaeróbica média e a potência máxima média. Os dados foram obtidos antes e após o experimento. Foram comparados e discutidos através de análise estatística.

Resultados:

O consumo máximo médio de oxigênio nos três grupos de treinamento aumentou significativamente, e o efeito foi mais evidente sob as condições de treinamento intermitente de alta intensidade. Este método de treinamento apresentou o potencial de aumentar o tempo máximo de exercício dos grupos normais em até duas vezes.

Conclusão:

O treinamento intermitente de alta intensidade pode efetivamente melhorar a resistência aeróbica dos jogadores de basquete. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treinamento Intervalado de Alta Intensidade; Basquetebol; Resistência Física

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br