Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL SOBRE A QUALIDADE ATLÉTICA DOS PRATICANTES DE AERÓBICA

RESUMO

Introdução:

O nível de aptidão física dos atletas se converteu na base para atingir sua habilidade esportiva. A falta de aptidão física pode gerar um grande impasse na qualidade de movimentos e no desempenho dos atletas.

Objetivo:

Estudar a pesquisa do treinamento funcional sobre a qualidade atlética de atletas de aeróbica.

Métodos:

Analisou-se o conteúdo da aplicação do treinamento funcional na aeróbica competitiva e na aptidão física através da revisão da literatura. Métodos de pesquisa de estatísticas matemáticas foram utilizadas para analisar os dados coletados e contrastar com a literatura científica vigente. Foram voluntários da pesquisa os atletas da equipe de aeróbica do Instituto de Educação Física. Divididos aleatoriamente em dois grupos, grupo experimental (n=9) e o grupo controle (n=9). O treinamento funcional foi adicionado apenas ao grupo experimental, todos executaram o treinamento padrão.

Resultados:

Na pontuação média da pontuação total do teste FMS de triagem do movimento funcional, os atletas do grupo experimental, de 9,22 pontos antes do experimento para 15,65 pontos após o experimento. Os atletas do grupo controle melhoraram de 9,83 pontos antes do experimento para apenas 11,23 pontos após o experimento.

Conclusão:

Evidenciou-se uma melhoria dominante no movimento dos atletas que executaram o treinamento sugerido, adquirindo maior ganho de coordenação pelo treinamento funcional. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Educação Física e Treinamento; Aptidão Física; Atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br