Acessibilidade / Reportar erro

CINESIOLOGIA ESPORTIVA BASEADA NO CONCEITO DE SAÚDE E APTIDÃO FÍSICA

RESUMO

Introdução:

O exercício físico é a forma mais eficaz de melhorar a aptidão física. Pode-se alcançar o efeito do bem-estar e da boa forma física por meio da prática de exercícios físicos. A corrida é um método relativamente comum de exercício físico. Ele desempenha um papel significativo na melhora da aptidão física.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo investigar as características dos movimentos das extremidades inferiores durante a corrida. Os resultados deste estudo podem proporcionar melhores planejamentos de exercícios para os corredores.

Métodos:

Este trabalho seleciona vários corredores como o objeto de pesquisa. Os sujeitos começaram a correr após anexar um adesivo com sensor detector de movimento em seu corpo. Em seguida, este trabalho coletou dados cinemáticos. Os dados cinemáticos incluem os ângulos articulares e a amplitude de movimento (ROM) das articulações do quadril, joelho e tornozelo.

Resultados:

Não houve diferença significativa na distribuição do pico de aceleração tibial, pressão plantar e pressão máxima dos atletas sob diferentes materiais de pista (P>0,05). Houve uma diferença de idade significativa entre as articulações do quadril e do joelho dos atletas na etapa aérea (P<0,05).

Conclusão:

Pode não haver uma conexão necessária entre o solo e o impacto dos membros inferiores em atletas de corrida. Através de seu ajuste, o corpo humano pode amortecer o efeito de carga da superfície de contato com o pé. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Estilo de Vida Saudável; Corrida; Teste de aptidão física; Membros inferiores

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br