Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DA CARGA ARTICULAR NOS MEMBROS INFERIORES DURANTE O BACKFLIP

RESUMO

Introdução:

Lesões esportivas restringem a aquisição dos resultados ótimos e representam uma grande ameaça à saúde física do esportista, sendo as lesões nos membros inferiores as mais proeminentes, majoritariamente as causadas pela aterrissagem.

Métodos:

Os atletas masculinos da Equipe Nacional de Ginástica foram selecionados como objetos de pesquisa, e a trajetória de movimento tridimensional do backflip (BS) foi completada após a conclusão do processo de aterrissagem, a força vertical de reação ao solo (VGRF) após a aterrissagem e a eletromiografia do músculo do membro inferior (EMG) após a coleta do pouso, e o modelo do sistema humano de multicorpos e o modelo da plataforma de aterrissagem da ação de aterrissagem foram completados com a ajuda do software de simulação do sistema.

Resultados:

As estatísticas mostram que os ginastas treinam mais intensamente durante a competição ou no treinamento diário, efetuando mais de 200 aterrissagens semanais, fator que aumenta o risco de lesões durante o backflip nos atletas.

Conclusão:

A carga articular dos membros inferiores da ação de aterrissagem no backflip da ginástica é alta, o que causará um certo risco de ferimentos, e medidas específicas podem ser tomadas para controlá-lo. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Fenômenos Biomecânicos; Transtornos Traumáticos Cumulativos; Traumatismos em Atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br