RESUMO
Introdução:
O golpe no tênis é uma transferência de energia cinética em cadeia fechada partindo dos membros inferiores, através do tronco, para os membros superiores e finalmente para a bola, exigindo uma explosão muscular coordenada ascendente. Devido a sua natureza complexa, acredita-se que um treinamento técnico possa melhorar a estabilidade e precisão em seus jogadores.
Objetivo:
Analisar os impactos do treino técnico sobre a aptidão física de tenistas universitários.
Métodos:
Foram selecionados 20 tenistas de uma equipe de tênis em uma universidade, divididos em grupo experimental e grupo de controle. O experimento durou 8 semanas. O grupo experimental recebeu um protocolo de treinamento técnico em golpes de tênis, enquanto o grupo de controle recebeu o treinamento físico tradicional.
Resultados:
A habilidade de golpe manual do grupo experimental aumentou de 6,47 ± 2,02 para 8,67 ± 1,39 após 4 semanas e 10,56 ± 2,03 após 8 semanas de treinamento; enquanto o grupo controle aumentou de 4,42 ± 1,08 para 5,02 ± 0,59 em 4 semanas e 6,82 ± 1,46 após 8 semanas de treinamento.
Conclusão:
Recomenda-se a aplicação do treinamento de movimentos técnicos associados aos protocolos tradicionais, a fim de melhorar a aptidão física dos atletas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Educação Física; Habilidade Física; Tênis