Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO DA FORÇA DOS MEMBROS INFERIORES E MOBILIDADE NO TÊNIS DE MESA

RESUMO

Introdução:

Entre o programa de treinamento de habilidade de movimento rápido existente e a situação real dos atletas, existe uma discrepância, que precisa ser solucionada.

Objetivo:

Estudar os efeitos do treinamento de força dos membros inferiores sobre a habilidade de movimento rápido no tênis de mesa.

Métodos:

Um total de 40 voluntários foram recrutados e divididos no grupo experimental e no grupo de controle, com 20 pessoas em cada grupo. O grupo de controle seguiu o programa tradicional de treinamento de movimento rápido do tênis de mesa, enquanto ao grupo experimental foi adicionado o treinamento da força dos membros inferiores com base no programa tradicional de treinamento de movimento rápido do tênis de mesa. O grupo experimental e o grupo de controle conduziram experiências de treinamento duas vezes por semana, uma hora de cada vez, por um total de 8 semanas.

Resultados:

No teste específico de aptidão física para movimentação rápida, o número de estágios superiores antes do treinamento no grupo experimental foi 55,91, e após o treinamento foi 61.25 (P<0.01). Em todo o teste de velocidade de giro da plataforma, o número do grupo experimental antes do treinamento foi de 61,40, e após o treinamento foi de 64,28 (P<0.01).

Conclusão:

A aptidão física na capacidade de movimentação rápida dos jogadores de tênis de mesa foi otimizada após a adição do programa de treinamento de força dos membros inferiores. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treinamento de Força; Membros Inferiores; Aptidão Física; Esportes com Raquete

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br