Acessibilidade / Reportar erro

BIOSSENSORES DE SUOR PARA MONITORAMENTO ESPORTIVO

RESUMO

Introdução:

O monitoramento biométrico do suor é uma ferramenta importante para otimização do treino esportivo. Questiona-se a possibilidade do desenvolvimento de um biossensor amperométrico de lactato vestível utilizando eletrodo de carbono impresso em tela (SPCE) impregnado por nanopartículas Ag (Ag NPs) para determinação do suor no monitoramento esportivo.

Objetivos:

Desenvolver um sensor com substrato GCE revestido em Ag NPs/SPCE.

Métodos:

A análise FESEM e XRD foi utilizada para as caracterizações morfológicas e estruturais dos NPs de Ag e SPCE, respectivamente.

Resultados:

Os resultados da FESEM, EDS, XRD revelaram que os NPs de Ag estavam uniformemente dispersos em SPCE. O biossensor eletroquímico respondeu linearmente ao lactato em soluções tampão fosfato, com limites de detecção e sensibilidade de 1,2 µM e 14,2 mAcm-2 mM-1, respectivamente.

Conclusão:

Os resultados sugerem que o Ag NPs/SPCE pode ser utilizado para monitorar continuamente os níveis de ácido láctico no suor como um biossensor prático e confiável para o uso. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Técnicas Biossensoriais; Suor; Desempenho Atlético; Monitoramento Biológico

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br