Acessibilidade / Reportar erro

YOGA NO CONTROLE EMOCIONAL EM CRIANÇAS COM TDAH

RESUMO

Introdução:

O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é conhecido como um dos transtornos infantis mais comuns, com várias consequências sociais e comportamentais negativas. A ioga demonstra eficácia apropriada em diferentes condições, porém é pouco explorada durante a infância.

Objetivo:

Analisar a eficácia da ioga na regulação das emoções e sintomas de crianças com TDAH.

Métodos:

Este estudo experimental efetuou o acompanhamento em um grupo-controle realizado em 30 crianças com TDAH. Foram alocados, aleatoriamente, grupo em controle (N=15) e experimental (N=15) através do método de aleatorização em bloco. Os participantes completaram a regulação emocional e a escala de Conner (CBRS) antes, depois e 60 dias após o exercício de yoga (20 sessões duas vezes por semana).

Resultados:

Após 8 semanas de treinamento, a regulação das emoções dos participantes e os sintomas de TDAH melhoraram significativamente. A melhoria da regulação das emoções e dos sintomas de TDAH foi mantida no acompanhamento.

Conclusão:

O treinamento em ioga demonstrou-se um método fácil e econômico para melhorar a condição mental e física das crianças com TDAH. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade; Yoga; Exercício Físico; Criança

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br