Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DO TAI CHI NA FUNÇÃO CARDIOPULMONAR DE IDOSOS

RESUMO

Introdução:

O teste de função cardiopulmonar é um elemento fundamental no exame físico, e também um indicador elementar corrente para medir a aptidão física. Com o avanço da idade, o sistema cardiopulmonar passará por uma série de mudanças de envelhecimento na morfologia e função.

Objetivo:

Explorar o efeito do exercício de Tai Chi sobre a função cardiopulmonar de pessoas de meia-idade e idosas.

Métodos:

Um total de 73, 50-75 anos de idade de 5 áreas em nossa cidade foram recrutados. Foram selecionados 63 sujeitos saudáveis, 37 no grupo de exercícios e 26 no grupo de não-exercício. O ritmo cardíaco, a capacidade pulmonar e a distância de caminhada de 6 minutos de cada sujeito foram medidas em um estado calmo, durante o tempo de recuperação após a caminhada, e 10 minutos após o período de recuperação.

Resultados:

Em um estado calmo, os praticantes de Tai Chi apresentam uma melhor capacidade pulmonar e uma frequência cardíaca menor do que os não praticantes (p0,05). No tempo de recuperação imediata após a caminhada, o exercício de Tai Chi elevou a capacidade pulmonar mais do que os não-exercitantes (p0,01).

Conclusão:

O exercício de Tai Chi pode melhorar a adaptabilidade da função cardiopulmonar em pessoas de meia-idade e idosos após o exercício. Nível de evidência: Estudos Terapêuticos - Investigação dos Resultados.

Descritores:
Tai Chi Chuan; Pessoa de Meia-Idade; Idoso; Teste de Esforço Cardiopulmonar

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br