Acessibilidade / Reportar erro

O PAPEL DO RELAXAMENTO MUSCULAR EM JOGADORES DE BADMINTON

RESUMO

Introdução:

No treinamento, fadiga e recuperação são fatores antagônicos. A reabilitação física dos atletas e a eliminação da fadiga esportiva tornaram-se gradualmente fatores essenciais para melhorar a competitividade. O exercício de relaxamento muscular pode reduzir o esforço físico dos jogadores de badminton, permitindo ao jogador recuperar-se rapidamente.

Objetivo:

Analisar o efeito do relaxamento muscular sobre o alívio da fadiga até a normalização da força física nos jogadores de badminton.

Métodos:

Foram agrupados 12 jogadores de badminton em testes transversais. Durante as três semanas de treinamento físico, os jogadores realizaram dois métodos de treinamento: relaxamento muscular e repouso completo. A análise laboratorial englobou biomarcadores sanguíneos, como ureia e creatina cinase. Os dados foram coletados antes e após as intervenções, confrontados e estudados de forma matemática e estatística.

Resultados:

As proporções de leucócitos e linfócitos no grupo de relaxamento muscular após o exercício de resistência foram menores do que antes. A diminuição dos leucócitos matinais no grupo de relaxamento muscular no segundo dia foi menor do que no grupo de repouso, e o efeito de recuperação da relação de linfócitos também foi melhor. Após o treinamento especial de força, o valor da creatina quinase foi significativamente maior do que antes do exercício tanto no grupo de relaxamento muscular quanto no grupo de repouso completo.

Conclusão:

O relaxamento muscular pode reduzir a fadiga do exercício nos jogadores de badminton. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Badminton; Fadiga; Contração Muscular; Relaxamento Muscular

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br