Acessibilidade / Reportar erro

TREINOS DE ALTA INTENSIDADE E O BATIMENTO CARDÍACO E ONDA DICRÓTICA EM DOENÇAS CRÔNICAS

RESUMO

Introdução:

A formação e propagação de ondas dos batimentos cardíacos resultam principalmente da coordenação entre o coração e o sistema vascular. A contração e o relaxamento do coração produzem ondas de batimento cardíaco. A aorta vibra regularmente a medida em que o coração se contrai. A vibração se propaga no vaso sanguíneo elástico para formar uma onda de batimento cardíaco. Esta onda contém informações fisiológicas e patológicas muito ricas sobre o sistema cardiovascular. Se há algum problema com a estrutura cardíaca, ondas anormais podem resultar.

Objetivo:

Este estudo analisa as alterações em ondas de batimentos cardíacos e o fluxo sanguíneo durante treinos de intervalos de alta intensidade. Combina os resultados dos testes para orientar o tratamento de exercícios de reabilitação em pacientes com doenças crônicas.

Métodos:

Ondas de batimentos cardíacos foram coletadas de indivíduos praticando exercícios com cargas diferentes. As características dos parâmetros das ondas de batimento cardíaco relacionadas a exercícios intermitentes foram estudadas.

Resultados:

A resposta das ondas de batimentos de atletas é diferente em exercícios intermitentes de alta intensidade. Existem diferenças na resposta cardiovascular de pacientes com diferentes pesos corporais.

Conclusão:

O exercício de intervalos de alta intensidade pode melhorar a função cardiovascular de pacientes com doenças crônicas e afetar as ondas de batimentos cardíacos. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Análise de ondas de pulso; Esportes; Reabilitação cardíaca

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br