Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DA PRÁTICA DO TÊNIS EM DIFERENTES CLASSES SOBRE A FUNÇÃO FÍSICA DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS MASCULINOS

RESUMO

Introdução

Estudos recentes corroboram para a afirmativa de que prática do tênis afeta diferentemente a saúde física dos universitários, dependendo da classe evolutiva nesse esporte. Porém ainda é necessário consolidar uma base teórica para os estudantes universitários maximizarem o ganho dos benefícios da prática tênis, como uma referência para o ensino e treinamento atualizado.

Objetivo

Fornecer embasamento científico e teórico visando orientar o exercício físico dos estudantes universitários.

Métodos

Um estudo experimental sobre distintos períodos dos exercícios de tênis em diferentes turmas durante 16 semanas foi realizado em 60 universitários. Os dados biológicos e antropométricos foram coletados e analisados estatisticamente para verificar os efeitos das intervenções. Discutiu-se a maximização dos resultados e as melhores práticas esportivas.

Resultados

A duração relativamente longa de um único exercício no tênis pode melhorar a taxa de recuperação da carga de resposta cardiovascular, obtendo maior ganho com o exercício cardiovascular. Após 16 semanas de exercício no tênis, o índice de evolução dos dois grupos foi significativamente aprimorado em comparação com o índice evolutivo dos estudantes universitários com menor prática.

Conclusão

O exercício de tênis pode melhorar a função pulmonar e a função cardíaca dos estudantes universitários do sexo masculino, a melhoria da função física dos estudantes que praticam tênis três vezes por semana é significativamente superior aos estudantes universitários masculinos que praticam tênis uma vez por semana. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Estudantes; Aptidão Física; Tênis

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br