Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DO AQUECIMENTO PARA MELHORAR O CONDICIONAMENTO FÍSICO DOS TENISTAS DE MESA

RESUMO

Introdução:

O desenvolvimento do tênis de mesa e suas mudanças de regras aumentaram a importância do treinamento físico com o declínio da velocidade e rotação da bola, destacando-se a importância da qualidade da força no jogo.

Objetivo:

Estudar o efeito da fase de aquecimento muscular na melhoria do condicionamento físico nos tenistas de mesa.

Métodos:

Selecionou-se aleatoriamente como voluntários 20 mesatenistas do ensino médio com idades entre 14 e 16 anos como objetos experimentais, através da análise dos dados pré-teste, combinados com as características do grupo, onde foi gerado um plano de treinamento físico.

Resultados:

Após 12 semanas de treinamento, os valores medidos foram analisados e comparados, e verificou-se que este programa pode melhorar efetivamente o nível de movimento funcional dos tenistas de mesa masculinos em estudantes do ensino médio, a pontuação total do teste foi significativamente melhorada (P<0,01), e a taxa de aumento foi de 22%.

Conclusão:

O aquecimento muscular prévio ao treinamento físico é um fator importante para melhorar a capacidade atlética, melhorar o desempenho atlético e evitar lesões esportivas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Esportes com Raquete; Exercício de Aquecimento; Condicionamento Físico Humano

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br