Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO DEDICADO DA FORÇA EXPLOSIVA NO CORE ABDOMINAL DOS JOGADORES DE FUTEBOL

RESUMO

Introdução:

O confronto físico nos jogos de futebol apresenta maiores exigências quanto à aptidão física dos atletas. A velocidade, força, flexibilidade, coordenação, resistência e explosividade de um jogador de futebol podem afetar a capacidade de combate corporal.

Objetivo:

Este estudo visa analisar a relação entre o treinamento de força no core abdominal dos jogadores de futebol e sua aptidão física.

Métodos:

O efeito do treinamento de força da estabilidade do core abdominal sobre a melhoria do desempenho nos jogadores de futebol voluntários selecionados como objetos de pesquisa foi verificado por divisão aleatória em dois grupos (grupos experimentais e grupos de controle). Ambos os grupos realizavam treinamentos diários. O grupo experimental acrescentou treinamento especial de core abdominal. Foram utilizados algoritmos matemáticos-estatísticos para analisar os indicadores físicos dos dois grupos de voluntários de forma estatística.

Resultados:

Os índices de aptidão física e explosividade corporal dos dois grupos de atletas foram significativamente melhorados (P<0,05). Após o treinamento sistemático, o desempenho de competição do grupo experimental e os indicadores fisiológicos e bioquímicos foram melhores que os do grupo de controle (P<0,05).

Conclusão:

Após o treinamento do core abdominal, a aptidão física dos jogadores de futebol e os índices de potência explosiva foram melhorados. Pesquisas mostram que o treinamento da força pode ajudar a melhorar o desempenho do core abdominal nos jogadores de futebol. Recomenda-se aos treinadores a implementação do treino de força no core abdominal ao treinamento diário dos atletas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treinamento de Força; Reatividade-Estabilidade; Futebol; Aptidão física; Força Muscular

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br