Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO FÍSICO MILITAR, FORÇA MUSCULAR E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE MILITARES BRASILEIROS

RESUMO

Introdução:

Desde 1965, o Exército Brasileiro (EB) participa das missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) enviando grandes contingentes para diversos lugares do mundo, como Angola, Moçambique, Timor Leste e Haiti. Para isso, os militares precisam estar em condições físicas mínimas para enfrentar quaisquer obstáculos no decorrer das ações no teatro de operações.

Objetivo:

Verificar os efeitos do Treinamento Físico Militar (TFM) sobre a força muscular dos membros superiores, as variáveis antropométricas e a composição corporal de militares brasileiros integrantes do 24º contingente de missão de paz da ONU no Haiti.

Métodos:

A amostra foi constituída de 192 militares do sexo masculino com média de idade de 23,2 ± 3,6 anos. Eles cumpriram regime de internato, tendo atividades e refeições com horários definidos, sendo liberados nos finais de semana. O TFM foi aplicado quatro vezes por semana, com 90 minutos de duração por 14 semanas e envolveu exercícios aeróbicos e resistidos. No período pré e pós-TFM foram medidas massa corporal (MC), altura, circunferência da cintura (CC) e do abdome (CA) para calcular o índice de massa corporal (IMC) e o percentual de gordura (%G) com o protocolo de Salem. Além disso, foram realizados testes de corrida de 12 minutos, flexão de braço, abdominal supra e flexão na barra para calcular o índice de Rogers (IR).

Resultados:

Ao comparar os resultados pré e pós-TFM verificou-se diferença significativa em todas variáveis antropométricas e composição corporal (MC, IMC e %G) e também no IR para força muscular dos membros superiores.

Conclusão:

O TFM em 14 semanas aponta melhora nas variáveis antropométricas e de composição corporal, bem como aumento da força muscular dos membros superiores em militares brasileiros integrantes dos contingentes de missões de paz da ONU no Haiti. Este estudo concluiu que o IR pode ser uma ferramenta eficaz para avaliação de força muscular de militares. Nível de Evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treinamento; Militares; Força muscular; Composição corporal

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br