Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO VIBRATÓRIO SOBRE OS MEMBROS SUPERIORES DOS JOGADORES DE VOLEIBOL

RESUMO

Introdução:

A pesquisa sobre o treinamento por vibração experimentou um período de desenvolvimento sendo aplicada em muitos projetos como badminton, handebol, salto em distância e voleibol. Entretanto, ainda não há uma avaliação quantitativa da pesquisa sobre seus efeitos em ombro, cotovelo e sobre o desenvolvimento de força muscular nos membros superiores dos atletas de voleibol. Acredita-se que um protocolo de treino específico com vibração possa trazer benefícios ao desempenho sensório-motor e implementação de força muscular nos atletas de voleibol.

Objetivo:

Estudar os efeitos do treinamento por vibração sobre a função dos membros superiores dos jogadores de vôlei.

Métodos:

Utilizou-se métodos de pesquisa bibliográfica, experimental e estatística matemática para explorar a relação entre o treinamento vibratório sob a força muscular dos membros superiores e suas articulações.

Resultados:

O treinamento vibratório com amplitude de 2mm, numa frequência de vibração entre 30Hz e 45Hz, a frequência do treinamento vibratório apresentou-se inversamente proporcional ao efeito do treinamento vibratório.

Conclusão:

O treinamento vibratório mostrou benefícios de coordenação motora e aumento de força muscular nos jogadores de voleibol. Uma estratégia adequada de treinamento por vibração pode maximizar as habilidades dos atletas, tais como coordenação corporal, flexibilidade e habilidade de salto. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Vibração; Treinamento de Força; Voleibol; Desempenho Sensório-Motor

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br