Open-access Compulsão alimentar e bulimia nervosa em praticantes de exercício físico

Compulsión alimentaria y bulimia nerviosa en practicantes de ejercicio físico

INTRODUÇÃO:  Estudos nacionais mostram variações na prevalência de compulsão alimentar entre 14,9 a 18,1%, enquanto a bulimia nervosa (BN) apresenta-se em torno de 1 a 3,6%. Indivíduos que apresentam transtornos alimentares procuram espaços onde o exercício físico é estimulado e assim mascaram características da doença, exercitando-se compulsivamente após um episódio de compulsão alimentar.

OBJETIVO:  Identificar a prevalência de transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) e bulimia nervosa em praticantes de exercício físico associando ao estado nutricional, modalidade, frequência, duração e objetivo da prática do exercício físico.

MÉTODOS:  Estudo transversal composto por 103 indivíduos maiores de 18 anos com idade média de 37,7 (DP±15,6) anos, de ambos os sexos, praticantes de exercício físico há pelo menos três meses ininterruptos antes do início da pesquisa. Para análise da prevalência de TCAP e BN foi utilizado o Questionário sobre Alimentação e Peso (QEWP-R) e um questionário específico sobre exercício físico. O estado nutricional foi classificado conforme o IMC.

RESULTADOS:  A prevalência de TCAP entre os indivíduos praticantes de exercício físico foi de 0,97%. Houve associação entre valores de IMC mais alto (p=0,026), idade menor (para TCAP p=0,036, BN p=0,01) e objetivo da prática de exercício físico declarado "estética" (para TCAP p=0,011 e BN p=0,043) com maiores pontuações nos escores de TCAP e BN.

CONCLUSÃO:  A prevalência de TCAP e BN encontrada neste estudo está de acordo com o referido na literatura internacional. Não foram encontradas associações entre compulsão alimentar e maior frequência de exercício físico.

transtornos da alimentação; comportamento alimentar; treinamento de resistência


location_on
Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro