Acessibilidade / Reportar erro

ALTERAÇÕES DOS INDICADORES BIOQUÍMICOS NO TREINAMENTO CIENTÍFICO DE CARGA EM JOGADORES DE TÊNIS

RESUMO

Introdução

O nível de treinamento físico dos jogadores de tênis afeta diretamente o desempenho da capacidade competitiva e atlética dos tenistas. A singularidade do tênis é que ele coloca altas exigências nas habilidades, táticas e aptidão física dos atletas. Isto exige um monitoramento constante de seus biomarcadores para controle em tempo real na saúda dos atletas.

Objetivo

Estudar o impacto dos métodos científicos de treino com carga em jogadores de tênis e suas alterações nos biomarcadores.

Métodos

Este artigo testa os índices imunes dos tenistas e os índices fisiológicos e bioquímicos relacionados após o treinamento com carga.

Resultados

Após o treinamento, os índices imunológicos e os índices fisiológicos e bioquímicos correspondentes dos jogadores de tênis apresentam diferenças evidentes em relação aos anteriores.

Conclusão

O treinamento científico de carga ajuda a melhorar os índices fisiológicos e bioquímicos e a função imunológica dos jogadores de tênis. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores
Exercício Físico; Tênis; Atletas; Biomarcadores

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br