Acessibilidade / Reportar erro

CONFIABILIDADE INTRA E INTERAVALIADOR NO VALGO DINÂMICO EM ATLETAS DE FUTEBOL

RESUMO

Introdução:

Os métodos bidimensionais (2D) de avaliação dinâmica de valgo de joelho são populares devido ao baixo custo e à grande facilidade de implementação. Acredita-se que o valgo dinâmico do joelho seja um dos principais responsáveis pelas lesões do ligamento cruzado anterior sem contato direto. Existem duas categorias de confiabilidade com relação aos coletores de dados: confiabilidade entre vários coletores, que é a confiabilidade interavaliador e a confiabilidade de um único coletor de dados, denominada confiabilidade intra-avaliador.

Objetivos:

Avaliar a confiabilidade intra e interavaliadores durante o Step Down Test em atletas profissionais de futebol, utilizando angulações iniciais e finais de cada repetição do teste.

Métodos:

A amostra foi composta por 29 jogadores de futebol profissional. Todos os participantes do estudo foram considerados livres de qualquer lesão musculoesquelética por fisioterapeutas do clube e estavam realizando tarefas diárias de treinamento. Dois avaliadores do sexo masculino participaram do estudo.

Resultados:

Para cada grupo de dados, a média e o desvio padrão foram determinados. A confiabilidade intra e interavaliadores de todos os dados foi determinada pelo coeficiente de correlação intraclasse (ICC), com intervalo de confiança de 95% e alfa de p ≤ 0,05. O avaliador 1 foi classificado no primeiro passo intra-avaliador da análise para toque do calcanhar com boa a excelente confiabilidade. Para análise interavaliadores, tanto para o toque do calcanhar quanto para maior ângulo valgo, houve excelente confiabilidade entre os avaliadores.

Conclusão:

Existe alta confiabilidade interavaliador e intra-avaliador por meio da análise bidimensional utilizando o Teste Step Down em atletas profissionais de futebol. Nível de evidência II; Desenvolvimento de critérios diagnósticos em pacientes consecutivos (com padrão de referência “ouro” aplicado).

Descritores:
Teste de esforço; Atletas; Articulação do joelho; Lesões em atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br