Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTO DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE SOBRE O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução:

Devido à pressão acadêmica, muitos estudantes universitários sentem-se desmotivados para o exercício, acarretando a sérios problemas de obesidade. Um dos recursos eficazes para a perda de peso é o treinamento intervalado de alta intensidade, porém não há pesquisas amplas sobre o efeito nesse grupo específico.

Objetivo:

Explorar o impacto do treinamento intervalado de alta intensidade no índice de gordura corporal (IGC) dos estudantes universitários, analisando o embasamento científico e a segurança desse treinamento de exercício através dos indicadores de frequência cardíaca.

Métodos:

Dois grupos experimentais MICT (treinamento contínuo de intensidade moderada) e HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade) foram comparados. O grupo HIIT utilizou bicicletas estacionárias, de acordo com o método de treinamento intervalado de alta intensidade. MICT é um método de treinamento contínuo de intensidade moderada, portanto a carga foi a metade do grupo HIIT.

Resultados:

O IGC das mulheres após o treinamento foi de 22,81±2,87, o IGC foi significativamente reduzido e houve uma diferença muito significativa, o IGC dos homens após o treinamento foi de 22,74±2,12, o IGC foi significativamente reduzido e houve uma diferença muito significativa. Isso mostra que os exercícios têm um bom efeito na perda de peso.

Conclusão:

O treinamento HIIT é mais eficaz, tanto em tempo quanto na resistência da adesão. Tem um bom efeito de melhora na função cardiopulmonar, sendo a otimização do IGC fortemente impactada. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treinamento Intervalado de Alta Intensidade; Estudantes; Manejo da Obesidade

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br