Open-access FADIGA E REABILITAÇÃO NO TREINAMENTO DE GINASTAS

RESUMO

Introdução  A ginástica aeróbica requer muita habilidade física e resistência. A fadiga é uma consequência inevitável dos movimentos intrínsecos com alta intensidade relacionados ao esporte.

Objetivo  Analisar a estratégia de reabilitação da fadiga esportiva nos atletas de ginástica aeróbica ocasionada pelo treinamento.

Métodos  20 voluntários estudantes de aeróbica em faculdades e universidades foram recrutados e divididos em grupo experimental e controle. Foi realizado um treinamento de ginástica aeróbica de alta intensidade onde o grupo experimental utilizou um esquema de recuperação de fadiga de exercício combinado, enquanto o grupo de controle utilizou apenas a caminhada e o alongamento tradicionais.

Resultados  Com duração de 40 minutos, o protocolo de reabilitação de fadiga após o exercício mostrou uma tendência decrescente do estresse muscular, enquanto o grupo controle evidenciou uma tendência decrescente flutuante. A frequência de recuperação do grupo experimental foi maior do que a do grupo controle.

Conclusão  a utilização do método combinado de treinamento de reabilitação mencionado neste trabalho pode regular melhor a frequência cardíaca dos atletas, reduzir o nível de fadiga e transformar o relaxamento passivo em reabilitação esportiva ativa, engajando um entusiasmo do esporte nos atletas. Portanto, o esquema proposto neste trabalho tem melhor significado prático e valor prático. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Ginástica; Fadiga Muscular; Reabilitação

location_on
Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro