Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO COMBINADO E FORÇA EXPLOSIVA NOS MEMBROS INFERIORES DOS JOGADORES DE BASQUETE

RESUMO

Introdução:

O basquetebol tem suas características competitivas singulares, exigindo que os atletas tenham um alto nível de força, sobretudo a força explosiva.

Objetivo:

Estudar o efeito do treinamento combinado sobre o poder explosivo dos membros inferiores em jogadores de basquetebol.

Métodos:

O autor selecionou 18 jogadores de basquetebol, distribuídos igualmente com o método aleatório em grupo de treinamento combinado unipodal (grupo S), grupo de treinamento combinado de duas pernas (grupo D) e grupo de treinamento convencional de força (grupo W), para os três dados de teste. Foi realizada uma análise estatística com os dados coletados do experimento.

Resultados:

Houve uma diferença significativa na altura de aproximação e no sprint de três quartos no grupo S (p<0,05). Na altura de toque in situ (p>0,05), a diferença não foi evidenciada. No grupo D, houve uma diferença significativa entre a altura de toque in situ p<0,01. Não houve diferença significativa nos resultados dos três indicadores de teste no grupo W (p>0,05).

Conclusão:

Comparativamente ao treinamento convencional de força, o treinamento combinado unipodal é mais eficaz para o desenvolvimento de força explosiva nos membros inferiores dos estudantes de basquetebol. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Educação Física e Treinamento; Treinamento de Força; Basquetebol

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br