Acessibilidade / Reportar erro

O EFEITO DA MEDICINA CHINESA NA FADIGA MUSCULAR DE ATLETAS

RESUMO

Introdução:

A medicina tradicional chinesa é muito eficaz no tratamento de fadiga por exercícios. No entanto, se não for manejada de forma ativa e eficaz, pode causar sérios efeitos adversos no corpo e levar a muitas doenças.

Objetivo:

Estudar o efeito do diagnóstico e tratamento da MTC na fadiga muscular causada pelo exercício em atletas.

Métodos:

Os resultados do estudo foram analisados comparando os dados experimentais de um grupo experimental e um de controle.

Resultados:

O teste t pareado foi realizado nos resultados experimentais do grupo de intervenção experimental e os dados do grupo de controle. Foi verificado que, independentemente do sexo dos indivíduos, os resultados do teste t pareado do grupo experimental e os dados do grupo de controle eram todos P<0,05, o que demonstra diferenças significativas entre os dados pareados.

Conclusões:

No experimento, todos os métodos da medicina tradicional chinesa tiveram efeitos evidentes no tratamento da fadiga por exercícios e podem reduzir o tempo de recuperação da fadiga causada por exercícios em graus variados. A análise contrastiva mostra que a medicina tradicional chinesa é eficaz no tratamento de fadiga por exercícios. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descriptores:
Terapia de acupuntura; Terapêutica; Lesões de atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br