Acessibilidade / Reportar erro

OS EFEITOS DO ALONGAMENTO NO TREINAMENTO DE CICLISTAS

RESUMO

Introdução

O treinamento científico e racional pós-competição pode ajudar o atleta a mobilizar seu estado competitivo. O alongamento é parte integrante do programa de recuperação física após um evento de ciclismo aumentando a extensibilidade muscular, diminuindo a dor muscular e a probabilidade de lesões.

Objetivo

O presente estudo visa analisar o efeito do treinamento de alongamento sobre os ciclistas.

Métodos

Este trabalho seleciona 20 ciclistas que realizam o treinamento de alongamento após a competição. A análise da recuperação da fadiga dos atletas após o treinamento de alongamento e a probabilidade de lesões esportivas após o exercício de alongamento são analisados estatisticamente.

Resultados

Os atletas demonstraram pouca flexibilidade física antes do alongamento. No teste de flexão para frente, os atletas demonstraram resultados de 15,31 e 17,89, respectivamente. Os atletas melhoraram para 23,68 e 25,36 no teste de flexão sentado para frente após o treinamento de alongamento. Os dados coletados foram estatisticamente significativos (P<0,05).

Conclusão

Os exercícios de alongamento podem efetivamente melhorar a habilidade competitiva dos ciclistas. Recomenda-se aos atletas dedicarem cerca de 10 a 15 minutos de exercícios de relaxamento e alongamento após o ciclismo. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores
Exercícios de Alongamento Muscular; Ciclismo; Fadiga; Treinamento Físico

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br