Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE E MEDIDAS PREVENTIVAS DE LESÕES SEM CONTATO NO FUTEBOL

RESUMO

Introdução:

O futebol caracteriza-se por alta intensidade e grande competitividade, havendo também diversas lesões esportivas que ocorrem com frequência, sendo uma das principais categorias de lesões as sem contato.

Objetivo:

Estudar a situação das lesões sem contato no futebol e analisar suas medidas preventivas.

Métodos:

O grupo experimental adotou o método de treinamento intermitente para fortalecer a propriocepção e a capacidade de coordenação dos atletas, enquanto o grupo de controle adotou principalmente o treinamento aeróbico tradicional, com duração de 40 dias.

Resultados:

Entre as lesões sem contato nos esportes futebolísticos, a distensão dos membros inferiores e as lesões articulares representaram uma proporção eminentemente grave. Após o exercício preventivo, a pontuação total do teste FMS do grupo experimental foi 16,75 pontos, incrementada em 26,03%, e a do grupo de controle foi 14,14 pontos, incrementada em 3,49%. O desempenho do grupo experimental foi significativamente aperfeiçoado.

Conclusão:

O modo de treinamento esportivo proposto neste trabalho permite reduzir significativamente a probabilidade de lesões sem contato durante o esporte. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Futebol; Lesões Esportivas; Prevenção de Acidentes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br