Acessibilidade / Reportar erro

ESTADO DA APTIDÃO FÍSICA DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS POR GÊNERO

RESUMO

Introdução:

A qualidade da aptidão física do estudante universitário chinês atualmente tem demonstrado uma queda e este fato tem preocupado a política que se desenvolve para otimizar o sistema de estudantes universitários e a aptidão física nacional, buscando soluções inovadoras para este novo cenário desafiador.

Objetivo:

Analisar o estado atual da aptidão física dos estudantes universitários por gênero.

Métodos:

Um questionário foi elaborado para levantamento da situação atual. Um total de 1546 questionários válidos foi obtido, incluindo 822 estudantes universitários do sexo masculino e 724 estudantes do sexo feminino. Os resultados dos questionários foram ordenados, otimizados e analisados estatisticamente.

Resultados:

A aptidão física dos estudantes universitários não está em seus valores ótimos, a proporção de bom e excelente é baixa, o IMC normal dos estudantes do sexo feminino é 87,526%, ligeiramente superior aos 76,674% dos estudantes do sexo masculino, o IMC acima do peso dos estudantes do sexo masculino é 13,787%, ligeiramente superior aos 8,058% dos estudantes do sexo feminino. Na pontuação total de saúde física dos estudantes universitários, os estudantes reprovados do sexo masculino representaram 12,48% e os estudantes do sexo feminino 7,58%. Foram aprovados apenas 77,07% dos participantes do sexo masculino e 78,75 do sexo feminino; a fração do sexo masculino com nota boa foi de 10,31% e o feminino de 11,7%; apenas 0,12% homens e 1,95% mulheres alcançaram as notas excelentes.

Conclusão:

Segundo a situação física dos estudantes, os professores universitários devem elaborar um plano de treinamento científico direcionado. Os treinamentos devem combinar a motivação esportiva dos estudantes com a demanda psicológica e promover o entusiasmo dos estudantes pelo esporte. Os próprios estudantes universitários também devem ser incentivados a escolher algum exercício para manter uma participação ativa, melhorando a qualidade geral da saúde dos estudantes universitários chineses. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Estudantes; Universidades; Saúde física; Aptidão Física

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br