Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO DE ESCADA NA COORDENAÇÃO MOTORA DOS JOGADORES DE BASQUETEBOL

RESUMO

Introdução:

O método de treinamento por escada foi implementado nos EUA no final do século 20 para treinar a agilidade a coordenação motora dos atletas nos Estados Unidos. Acredita que esse exercício possa ser um complemento benéfico aos treinamentos dos jogadores de basquetebol.

Objetivo:

Estudar as influências do método de treinamento com escada na sensibilidade dos jogadores de basquetebol.

Métodos:

Seguindo os parâmetros da literatura científica atual, foi elaborado um protocolo experimental de treinamento de escada. Esportistas de basquetebol entre 10 a 12 anos nas escolas esportivas foram selecionados como voluntários para o experimento. Aferiu-se a influência das qualidades relativas à coordenação motora pré e pós teste. Os dados coletados foram analisados estatisticamente e discutidos.

Resultados:

O grupo experimental teve diferenças significativas nas atividades de corrida por 30 metros e salto vertical, alterações muito significativas também foram encontradas no salto cruzado repetido em 20 segundos, salto em quadrante cruzado e deslizamento triangular de 5 metros.

Conclusão:

O treinamento de escada influenciou beneficamente na coordenação motora dos jovens jogadores de basquetebol, implementando a agilidade geral e específica dos esportistas. Recomenda-se a sua combinação ao treinamento padronizado para maior promoção da qualidade motora nos jovens jogadores de basquetebol. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Educação Física e Treinamento; Basquetebol; Desempenho Psicomotor

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br