Acessibilidade / Reportar erro

BIOSSENSORES DETERMINANTES DE HEMÁCIAS NA URINA DE ATLETAS

RESUMO

Introdução:

Há uma carência de biossensores eletroquímicos que permitam encontrar a hemoglobina (Hb), uma proteína encontrada dentro dos glóbulos vermelhos do sangue, disponível em amostras de urina dos atletas.

Objetivo:

Este trabalho é focado na produção de dsDNA imobilizado em um eletrodo de carbono vítreo Au-modificado (dsDNA/Au/GCE) e seu uso como sensor para a presença de hemoglobina urinária.

Métodos:

Os elementos foram depositados em forma esférica e testados como superfície de eletrodo de porosidade para imobilização do DNA, de acordo com o exame de superfície do dsDNA/Au/GCE funcionalizado, utilizando análise SEM. DPV e amperometria foram usados para conduzir estudos eletroquímicos.

Resultados:

As análises amperométricas demonstraram que a determinação de Hb em dsDNA/Au/GCE apresentou um melhor grau de estabilidade e sensibilidade. Na existência de múltiplas espécies interferentes e amostras clínicas de urina produzidas, a seletividade e capacidade real do dsDNA/Au/GCE para a determinação da hemoglobina foram investigadas.

Conclusão:

Os resultados mostraram que o dsDNA/Au/GCE é efetivo, confiável e seletivo como sensor eletroquímico de Hb. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Atletas; Hemoglobinas; Técnicas Biossensoriais; Urina

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br