RESUMO
Introdução
Além de excelentes habilidades esportivas, os jogadores de basquetebol também precisam ter forte capacidade cardiopulmonar para manter uma resistência física ótima durante todo o jogo.
Objetivo
Estudar o efeito do treinamento de força sobre a capacidade cardiorrespiratória e a resistência física sob o exercício de treinamento de força nos jogadores de basquetebol.
Métodos
20 atletas do segundo ano de educação física foram aleatoriamente selecionados como voluntários e igualmente divididos em grupo controle e experimental. Durante o experimento, os atletas do grupo experimental realizaram o treinamento convencional, dirigido para ambos grupos, seguido de um protocolo com treinamento específico de força. O experimento durou seis semanas, onde uma hora de treinamento físico era realizada todas as terças, quintas e sábados.
Resultados
Em comparação com os métodos tradicionais, os métodos de treinamento adicionais neste trabalho melhoraram a capacidade cardiopulmonar e a resistência física dos atletas. O grupo experimental melhorou o tiro de salto, o tiro contínuo de dois minutos, corrida em forma de T, as três voltas para trás com distância variável e o desempenho integral.
Conclusão
O protocolo apresentado pode melhorar a capacidade cardiopulmonar dos atletas, melhorar a resistência física basal e a resistência esportiva relacionada ao basquete, promovendo a elevação do nível atlético. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Basquetebol; Treinamento de Força; Resistência Física