Acessibilidade / Reportar erro

CAPACIDADE FÍSICA DE JOGADORES DE BASQUETE AO TREINAMENTO RESISTIDO

RESUMO

Introdução

O foco dos treinadores nos jovens atletas consiste em compreender o período crítico de seu desenvolvimento físico e mental, educando as capacidades esportivas e pessoais enquanto expandem sua consciência de trabalho em equipe.

Objetivo

Estudar o efeito do treinamento resistido sobre a aptidão física dos jovens jogadores de basquetebol.

Métodos

20 estudantes do ensino médio com destaque em suas habilidades esportivas foram selecionados como voluntários para essa pesquisa. De acordo com o método de amostragem aleatória, 20 atletas foram divididos no grupo experimental e controle. O experimento durou 6 semanas, consistindo em três treinamentos de resistência semanais. Somente o grupo experimental usou faixas elásticas, enquanto o grupo controle apenas realizou o mesmo movimento do grupo experimental sem resistência.

Resultados

Os resultados dos testes do grupo experimental foram expressivos, comprovando que o treinamento resistido pode alcançar um efeito benéfico aos jogadores.

Conclusão

Aliar o treinamento resistido ao protocolo de exercícios do basquetebol pode otimizar os indicadores de aptidão física basal e aptidão física focada nos jovens jogadores de basquetebol, auxiliando a conquista de melhores resultados práticos. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Treino de Resistência; Basquetebol; Condicionamento Físico Humano

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br