Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO PREVENTIVO DE FORÇA DE LESÕES NA GINÁSTICA AERÓBICA

RESUMO

Introdução

A ginástica aeróbica é uma combinação de força e beleza. A complexidade de seus movimentos é extrema sendo fácil causar lesões oriundas de treinamentos esportivos em seus atletas.

Objetivo

Analisar o efeito do treinamento de força na prevenção de lesões na ginástica aeróbica.

Métodos

A duração total do experimento foi de 8 semanas, os atletas do grupo experimental foram treinados três vezes por semana com a ajuda de professores em um programa dedicado ao treinamento de força. O princípio do exercício do grupo de controle foi realizar o treinamento de força física baseado na corrida. O grupo controle não teve a intervenção do protocolo especial. Suas pontuações foram coletadas e comparadas, antes e após a intervenção. Efetuou-se uma análise estatística para apreciação científica dos dados coletados.

Resultados

As pontuações em agachamento profundo, desvio de obstáculos, agachamento dianteiro e traseiro, flexibilidade das articulações da cintura escapular, elevação reta das pernas, flexões estáveis de tronco e testes de estabilidade rotacional no grupo experimental foram todos estatisticamente diferenciados. Entretanto, as pontuações do grupo de controle tiveram pouca diferença, demonstrando até mesmo uma ligeira diminuição.

Conclusão

Recomenda-se inserir o programa apresentado ao treinamento de ginástica aeróbica convencional, sempre com alterações que ajustem a realidade da situação dos atletas, protegendo sua saúde física e melhorando o seu nível competitivo. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Treinamento de Força; Ginástica; Lesões Esportivas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br