Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTOS DO TÊNIS DE MESA SOBRE A SAÚDE DE JOVENS ESTUDANTES

RESUMO

Introdução

Ao melhorar o nível de vida material, a quantidade de exercício dos adolescentes está diminuindo, levando a força muscular e a resistência cardiorrespiratória a também diminuem ao invés de aumentar. Portanto, é urgente apresentar métodos de treinamento eficazes no ensino da educação física, visando beneficiar o nível de qualidade de vida dos adolescentes.

Objetivo

Estudar o efeito do treinamento de tênis de mesa sobre a musculatura e a resistência cardiorrespiratória em jovens estudantes.

Métodos

60 alunos da série 7 de uma escola de ensino médio foram aleatoriamente divididos em grupo experimental e controle. O experimento durou 9 semanas. Neste trabalho, foram usadas a comparação intragrupo e a comparação intergrupo. Antes do experimento e após 9 semanas de treinamento, os alunos tiveram seus indicadores biofísicos coletados, esses dados foram analisados e comparados estatisticamente.

Resultados

O treinamento de educação física existentes podem melhorar globalmente a resistência muscular física e cardiopulmonar dos alunos. Os resultados mostram que o treinamento atual é eficaz, porém inferior ao experimentado com o tênis de mesa, devendo ser ajustados.

Conclusão

Na atual situação do ensino para jovens do ensino médio, é aconselhado aos professores de educação física promoverem o tênis de mesa como uma medida auxiliar na promoção integral da saúde do jovem estudante. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Adolescentes; Esportes com Raquete; Resistência Física

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br