Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTOS DA COVID-19 NAS ATIVIDADES ESPORTIVAS DE GRUPO E NA PSICOLOGIA SOCIAL

RESUMO

Introdução:

Os esportes desempenham um papel importante na manutenção da saúde comunitária, com impactos positivos no sistema imunológico. Nos bastidores da prevenção da COVID-19, o valor do exercício foi reconhecido tanto nas necessidades individuais quanto coletivas de saúde, porém um cenário atual de sua utilização e seu impacto psicossocial ainda não foram documentados.

Objetivo:

Estudar o impacto da doença COVID-19 nas atividades esportivas em grupo e explorar os aspectos sociais e psicológicos dos moradores.

Métodos:

Este artigo adota o método de survey online, distribuindo questionários relevantes aos moradores urbanos analisando a frequência atual das atividades esportivas em grupo, os hobbies individuais e as atividades esportivas em grupo, bem como suas áreas de distribuição, organização e os impactos gerados pela pandemia.

Resultados:

Os sujeitos pesquisados na área de estudo possuem bons hábitos de atividade física. Os residentes do sexo masculino tendem a preferir jogos de bola enquanto as mulheres preferem atividades que exploram o relaxamento e a comunicação. As atividades esportivas em grupo possuem mais adeptos.

Conclusão:

Apesar dos bons hábitos verificados na maioria da população, faz-se necessária a necessidade de aprimorar as instalações ao ar livre e nos locais de treino esportivo interno, além de estabelecer um bom sistema de divulgação nas informações sobre o serviço psicológico social. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
COVID-19; Psicologia Social; Saúde Comunitária

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br