RESUMO
Introdução:
O Taekwondo Competitivo é um esporte de alta intensidade competitiva e o ganho na aptidão física de seus praticantes é um trabalho que envolve análise das técnicas de combate, biomecânica esportiva e teorias de treinamento físico. Porém, o estudo de métodos recentes, como o treinamento de força explosiva, ainda é superficial.
Objetivo:
Estudar o efeito de distintos protocolos de treinamento de força explosiva sobre os membros inferiores em atletas de Taekwondo.
Métodos:
24 atletas de taekwondo foram aleatoriamente selecionados como voluntários e divididos em grupos experimental e de controle. Estes foram subdivididos para a execução do treinamento de força tradicional combinado com diferentes combinações de treinamento de força. O experimento durou 8 semanas, sendo as 4 primeiras dedicadas à adaptação do treino de força. Dados sobre forma corporal, força máxima, força explosiva e aptidão física foram coletados para comparação estatística dos resultados.
Resultados:
Através da análise de medidas repetidas de variância para testar a força explosiva dos membros inferiores segundo o nível de exercício, pode-se ver que existe uma diferença significativa entre os dados do teste antes e depois da abordagem (P<0,05), essa diferença não foi observada no grupo controle (P>0,05). O valor médio de todos os índices do grupo experimental foi maior que no controle.
Conclusão:
O treinamento de força explosiva e suas diferentes combinações sobre os membros inferiores pode melhorar significativamente a aptidão física dos atletas praticantes de taekwondo. As diferentes combinações de treinamento de força apresentadas podem ser utilizadas como um recurso eficaz no ganho sobre a força explosiva dos membros inferiores desses atletas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Treinamento de Força; Membros Inferiores; Artes Marciais