Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTOS DO AR FRIO SOBRE O DESEMPENHO DA FUNÇÃO CARDIOPULMONAR E HABILIDADES ATLÉTICAS NO NADO SINCRONIZADO

RESUMO

Introdução:

O nado sincronizado é um esporte que exige alta capacidade cardiopulmonar dos atletas, condicionamento físico, excelente natação e preparo do metabolismo aeróbico. A exposição a longo prazo ao ar frio é um fator essencial que afeta a função pulmonar, afetando o desempenho do atleta no nado sincronizado. Essa exposição pode levar à inflamação das vias aéreas dos atletas, apesar de poucos estudos analisarem as alterações do condicionamento cardiorrespiratório durante a competição.

Objetivo:

O objetivo deste estudo é analisar o efeito da função cardiopulmonar dos atletas de nado sincronizado sobre o desempenho da competição em ambientes com ar frio.

Métodos:

Este artigo seleciona nadadores voluntários à pesquisa. Testes de ventilação são executados para a coleta dos dados, além de análise do efeito do treinamento sobre o condicionamento cardiorrespiratório durante a natação.

Resultados:

Houve diferenças significativas na função das vias aéreas de pequeno porte, geralmente definidas como vias aéreas com calibre < 2 mm de diâmetro interno, sem cartilagem, valores medidos entre nadadores sincronizados (P<0,05). Houve diferenças significativas na capacidade vital forçada e taxa expiratória forçada de um segundo entre nadadores sincronizados (P<0,05).

Conclusão:

Nadadores sincronizados podem ter a função das suas vias aéreas de pequeno porte prejudicadas devido às características inerentes do esporte. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Natação; Testes de Função Respiratória; Atleta; Capacidade pulmonar total

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br