Acessibilidade / Reportar erro

ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS E BIOQUÍMICAS NO PÓS-TREINO DE ALTA INTENSIDADE EM ADOLESCENTES

RESUMO

Introdução

A intensidade do exercício pode aproximar-se da capacidade máxima de um indivíduo rapidamente. Exercícios de alta intensidade podem melhorar a capacidade aeróbica em pessoas com obesidade, sobrepeso, doenças cardíacas e diabetes. O conhecimento das alterações fisiológicas e bioquímicas no pós-treino poderia fornecer índices de segurança para um embasamento científico.

Objetivo

Avaliar as alterações fisiológicas e bioquímicas imediatas nos adolescentes submetidos ao treino esportivo de alta intensidade.

Métodos

O artigo seleciona vários jovens atletas para pesquisa. Eles foram divididos aleatoriamente em dois grupos. O grupo A fez exercícios de alta intensidade e o grupo B fez exercícios normais. É feita uma análise estatística dos indicadores fisiológicos e bioquímicos dos atletas antes e depois do exercício.

Resultados

A capacidade vital nos dois grupos foi significativamente diferente. Porém, não foram encontradas diferenças significativas entre os indicadores bioquímicos coletados antes e depois dos treinos.

Conclusão

O esporte de alta intensidade pode melhorar a função cardiopulmonar com baixo impacto nos indicadores bioquímicos. Esse achado indica que o treinamento físico de alta intensidade pode melhorar o desempenho esportivo sem comprometer a saúde dos adolescentes. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Condicionamento Físico Humano; Esportes; Adolescente; Treinamento Intervalado de Alta Intensidade

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br