Acessibilidade / Reportar erro

RECONSIDERANDO O USO DOS PONTOS DE CORTE: DCDQ - BRASIL

RESUMO

Introdução:

O DCDQ é um relatório para pais elaborado para avaliar as atividades diárias das crianças, além de servir como um questionário útil para auxiliar nos critérios diagnósticos de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). O questionário é dividido em três componentes: controle durante o movimento, motricidade fina/escrita e coordenação geral. Os resultados classificam as crianças em dois grupos: “Indicação ou suspeita de TDC” e “provável não TDC”.

Objetivo:

O objetivo do presente estudo consistia em determinar as pontuações de corte adequadas para o Questionário de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação - Brasil (DCDQ-BR) para uso com crianças brasileiras utilizando uma grande amostra.

Métodos:

Setecentas e sete crianças de seis a 10 anos foram avaliadas com o DCDQ-BR e o Teste de Proficiência Motora Bruininks-Oseretsky (BOT-2). Utilizaram-se estatísticas descritivas para caracterizar a amostra e a validade concorrente foi avaliada através do índice de Correlação de Pearson. A validade preditiva foi determinada através dos valores de sensibilidade (S), especificidade (E) e as curvas ROC foram realizadas para determinar o ponto de corte ótimo do DCDQ-BR.

Resultados:

A análise de correlação de Pearson revelou uma correlação significativa entre os escores totais do DCDQ-BR e BOT-2 (r = 0,55, p = 0,00). Os pontos de corte para o DCDQ-BR com base no BOT-2 no 17º percentil (referentes a categoria descritiva abaixo da média) foram estabelecidos como ≤40, ≤46 e ≤51 para seis anos a sete anos e 11 meses, oito anos a nove anos e 11 meses, e 10 anos a 10 anos e 11 meses, respectivamente.

Conclusão:

Com base nos resultados desse estudo e na literatura anterior sugerindo a necessidade de uma reavaliação das pontuações de corte para a população brasileira com uma amostra maior, recomendamos que as pontuações de corte do DCDQ-BR sejam ajustadas aos valores encontrados em nossa amostra. Nível de evidência II; Estudos diagnósticos - Investigação de um exame para diagnóstico.

Descritores:
Transtornos das Habilidades Motoras; Habilidades Motoras; Criança; Desenvolvimento Infantil

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br