Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO DE ALTA INTENSIDADE SOBRE JOGADORES DE BASQUETE

RESUMO

Introdução:

O basquetebol representa muito mais do que um exercício de alta intensidade, como a maioria dos jogos de bola, trata-se de um sistema de movimento contínuo.

Objetivo:

Estudar o efeito do treinamento em intervalos de alta intensidade (HIT) sobre o metabolismo aeróbico de jovens jogadores de basquetebol.

Métodos:

O autor dividiu aleatoriamente os jogadores masculinos de basquetebol em grupo HIT para membro superior, grupo HIT para membro inferior e grupo de controle através de método experimental e análise estatística, o grupo de controle recebeu o treinamento de rotina, e a capacidade de exercício aeróbico foi medida através de um teste de carga crescente antes e depois do experimento.

Resultados:

Durante o experimento de extremidade inferior, a potência média (MP) e a potência de pico (PP) da 4ª pedalada de força total no grupo HIT de extremidade inferior aumentou (P<0,05), e a relação T/C do grupo HIT de extremidade inferior também foi implementada (P<0,05). Não houve mudança significativa nos índices do grupo de controle (P>0,05).

Conclusão:

O HIT para membro superior em jogadores jovens de basquete masculino melhorou apenas a capacidade de exercício aeróbico do membro superior, enquanto o HIT do membro inferior melhorou tanto a capacidade de exercício aeróbico do membro superior quanto a capacidade de exercício anaeróbico do membro inferior. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treinamento Intervalado de Alta Intensidade; Basquetebol; Treino Aeróbico

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br