Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO DE FORÇA FUNCIONAL SOBRE A FORÇA DOS VELOCISTAS

RESUMO

Introdução:

O exercício da força funcional no velocismo pode desempenhar um ganho de performance essencial à propulsão. O treinamento funcional pode afetar significativamente o velocista, tanto na prevenção de lesões quanto ao melhor aproveitamento do treinamento físico. O método de treinamento intervalado de arranque tem sido amplamente reconhecido e aplicado.

Objetivo:

Este artigo explora o efeito do treinamento de força funcional pelo método de treinamento intervalado de arranque sobre a qualidade da força dos velocistas.

Métodos:

Este artigo usa amostragem aleatória para selecionar 30 velocistas universitários masculinos como objetos de pesquisa. Os voluntários foram divididos em dois grupos de acordo com o desempenho do projeto de 100 metros de velocidade: Todos os dados essenciais dos sujeitos que passaram no teste T foram sem diferença estatística P>0,05. Ambos os grupos realizam um treinamento diário. Ao grupo experimental foi acrescentado o treinamento de força funcional pelo treinamento intervalado de arranque com ciclo completo de 12 semanas. Os dados de força dos atletas foram mensurados antes e após o experimento, mensurados e discutidos estatisticamente.

Resultados:

Os indicadores demonstraram diferenças significativas, exceto para o teste normal de apoio à posição supina esquerda, inalterado pela intervenção apresentada (P<0,01). Após o experimento, todos os indicadores foram estatisticamente significativos em comparação com o grupo controle (P<0,01). O desempenho dos grupos em exercício de bola, salto estático e salto vertical foram significativamente aprimorados (P<0,01).

Conclusão:

O exercício de força funcional pode melhorar o controle e a estabilidade corporal dos velocistas. O método de treinamento intervalado de arranque também pode melhorar a velocidade de transmissão de força ascendente. Essa conclusão é significativa para a formulação no plano de treinamento de força destinado à velocistas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Corrida; Treinamento de Força; Treinamento Intervalado de Arranque

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br