RESUMO
Introdução O acompanhamento psicológico e a intervenção psicológica dos jogadores de basquete tem sido foco de atenção no treinamento esportivo. No basquetebol, os jogadores consomem muita energia física e também muita energia mental. A tensão psicológica e as alterações emocionais fazem com que os jogadores de basquetebol restrinjam suas habilidades técnicas.
Objetivo Analisar a relação entre a fadiga mental induzida pelo esporte e as emoções pré-jogo nos jogadores de basquete.
Métodos Este trabalho seleciona 40 jogadores de basquetebol como voluntários de pesquisa. Utilizou-se um questionário de pesquisa e estatísticas matemáticas para analisar a relação entre a fadiga mental dos jogadores de basquetebol, o nível de treinamento e as emoções pré-jogo. Este trabalho analisa a relação entre a qualidade psicológica e o nível de treinamento dos jogadores de basquetebol.
Resultados Houve correlações significativas entre as várias dimensões da fadiga mental induzida pelo esporte e a emoção no pré-jogo dos jogadores de basquete. A autoconfiança dos jogadores de basquetebol antes do jogo é afetada principalmente pela competência dos jogos de treinamento e pelo consumo excessivo de energia.
Conclusão A qualidade psicológica dos jogadores de basquetebol está significativamente correlacionada com o nível de treinamento. Os atletas devem prestar atenção ao treinamento de qualidade psicológica nas competições esportivas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores Fadiga Mental; Basquetebol; Atletas; Esportes