Acessibilidade / Reportar erro

EFEITOS DO TREINAMENTO DE FORÇA SOBRE O CONDICIONAMENTO FÍSICO EM JOGADORES DE FUTEBOL

RESUMO

Introdução:

Com o desenvolvimento do futebol contemporâneo, pode-se constatar que o condicionamento físico dos atletas se tornou o padrão ouro para avaliação de seu jogador.

Objetivo:

Analisar os efeitos do treinamento de força sobre o condicionamento físico dos jogadores de futebol.

Métodos:

Combinando o treinamento funcional de força ao treinamento de futebol tradicional, comparou-se a literatura bibliográfica, utilizando o método de estatística matemática e análise comparativa para estudar a influência sobre o condicionamento físico no futebol juvenil (n=62).

Resultados:

Após o teste, a diferença entre o grupo controle e o grupo experimental foi significativamente aprimorada (p = 0,66> 0,05), porém não houve diferença na eficácia entre o grupo experimental e o grupo controle após 10 minutos (p = 0,03. <0.05). Verificou-se uma diferença significativa no desempenho pós-teste entre o grupo experimental e o grupo controle (p = 0,04 <0,05), com destaque ao desempenho do lançamento manual após o treinamento.

Conclusão:

O protocolo de treinamento de força apresentado repercutiu positivamente sobre o condicionamento físico nos jogadores de futebol, com destaque para o desempenho da agilidade nos jovens atletas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Educação Física e Treinamento; Condicionamento Físico Humano; Futebol

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br