RESUMO
Introdução: O arranque é um evento de atletismo que combina força e velocidade. Tem um caráter cíclico. Cada grupo muscular envolvido no arranque completa centenas de contrações. A força máxima e a contração mais rápida do músculo são as melhores combinações. Este é o poder explosivo dos corredores.
Objetivo: Analisa os efeitos do treinamento intervalado de arranque sobre a velocidade dos atletas corredores.
Métodos: Numa amostragem aleatória, foram selecionados 30 atletas universitários para a investigação. Esses corredores foram divididos em grupos experimental e controle. O grupo experimental adotou o método de treinamento físico intervalado de arranque com a tração de pneus. O grupo de controle não se envolveu no exercício físico. A carga de treinamento de velocidade do atleta foi gradualmente aumentada durante o período experimental, com duração de 10 semanas. Os competidores realizaram testes de curta distância após o treinamento físico.
Resultados: Após dez semanas, o desempenho do grupo experimental em 30 metros foi significativamente melhorado (P<0,05). Houve aumento estatístico na aceleração dos 50m de início (P<0,01). Não houve diferença significativa entre os grupos experimental e controle na velocidade de partida de 30 metros (P>0,05). O grupo experimental melhorou significativamente o desempenho dos 50 metros (P<0,05).
Conclusão: O treinamento intervalado de arranque é efetivo em aumentar a velocidade dos atletas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores: Atletas; Atletismo; Treinamento Intervalado de Arranque