Acessibilidade / Reportar erro

REFLEXOS DO TREINAMENTO FUNCIONAL SOBRE A ESTABILIDADE DA EMPUNHADURA DOS ATIRADORES

RESUMO

Introdução:

O tiro esportivo é um esporte técnico, exigindo dos atletas muito controle e precisão. A aptidão física é um fator crítico para o nível de habilidade esportivo e acredita-se que o treinamento funcional possa efetivamente melhorar o nível técnico do atirador, garantindo maior estabilidade do atleta.

Objetivo:

Analisar os resultados do treinamento físico funcional do centro abdominal sobre a estabilidade da empunhadura dos atiradores esportistas.

Métodos:

Utilizou-se uma amostragem aleatória para selecionar 26 atiradores voluntários como pares de pesquisa. Um ensaio de intervenção com esses atletas foi conduzido por oito semanas de treinamento físico funcional. A escala de percepção subjetiva da RPE e a tabela de comparação de intensidade do exercício foram utilizadas para análise. Os dados de contração muscular foram aferidos em 3 s antes de atirar com mira. O software SPSS 19.0, foi usado para conduzir estatisticamente um teste-t nos dados coletados antes e depois do experimento.

Resultados:

Houveram diferenças significativas na estabilidade e na tolerância dos músculos antes e depois do treinamento físico (P<0,01). A estabilidade de flexão do atirador antes do teste não foi tão boa quanto no relaxamento. A distância sustentada antes e depois do treinamento físico foi reduzida, a tolerância e estabilidade dos músculos do centro abdominal foram significativamente aperfeiçoadas. A amplitude média da eletromiografia do bíceps foi estatisticamente significativa em comparação com antes do teste (P<0,05).

Conclusão:

Após oito semanas de treinamento físico funcional, a estabilidade de tiro dos atiradores com pistolas foi significativamente melhorada. A falta de treinamento físico, principalmente na musculatura do centro abdominal, afeta negativamente a estabilidade dos atiradores, limitando a qualidade do resultado esportivo. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Condicionamento Físico Humano; Desempenho Físico Funcional; Centro Abdominal; Atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br