Acessibilidade / Reportar erro

PREVENÇÃO DE LESÕES ESPORTIVAS NO FUTEBOL

RESUMO

Introdução:

O futebol, como esporte popular em todo o mundo, é muito popular nos cursos eletivos de educação física universitária chinesa. No entanto, várias lesões esportivas são frequentes em seus praticantes.

Objetivo:

Investigar as lesões esportivas comuns nos cursos eletivos de futebol universitário, analisar as causas das lesões e propor medidas preventivas.

Métodos:

Um total de 208 estudantes em 4 universidades, que escolhem o futebol como um curso eletivo, foram voluntários nessa pesquisa. A probabilidade, tipos, posições e causas das lesões esportivas são analisadas por questionário e estatísticas matemáticas.

Resultados:

A maioria das lesões esportivas dos praticantes do futebol estão nos membros inferiores e o tornozelo é a articulação mais lesionada. Entre os tipos de lesões esportivas, a entorse articular é a ocorrência mais comum, seguida de colisão e a contusão. O grau das lesões é majoritariamente leve; as lesões esportivas no futebol estudantil ocorrem principalmente em competições e atividades pós-aula.

Conclusão:

As lesões esportivas nos cursos eletivos de futebol esportivo podem ser reduzidas pelos universitários. As faculdades e os professores devem se esforçar para formular medidas preventivas garantindo que os cursos eletivos de futebol sejam realizados em um ambiente adequado, reduzindo as lesões nos universitários. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Futebol; Lesões Esportivas; Estudantes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br